Polícia

Suspeito de planejar atentado a bomba durante show de Lady Gaga é preso

A operação, chamada de 'Fake Monster', desarticulou um grupo extremista que recrutava jovens para ataques violentos nas redes sociais  |  A Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu um adolescente por planejarem um ataque a bomba durante o show de Lady Gaga no Rio de Janeiro. - Divulgação/Instagram @alexandremacieira | RIOTUR

Publicado em 04/05/2025, às 09h38   A Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu um adolescente por planejarem um ataque a bomba durante o show de Lady Gaga no Rio de Janeiro. - Divulgação/Instagram @alexandremacieira | RIOTUR   Aryela Souza

Um homem foi preso e um adolescente apreendido por planejarem um ataque a bomba durante o show de Lady Gaga no Rio de Janeiro, neste sábado (3). A ação, batizada de “Operação Fake Monster”, foi realizada pela Polícia Civil em parceria com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e resultou na desarticulação do plano criminoso.

As investigações revelaram que o grupo extremista, do qual os dois detidos faziam parte, recrutava participantes, incluindo menores de idade, para coordenar ataques com explosivos improvisados e coquetéis molotov. O objetivo era ganhar visibilidade nas redes sociais por meio de um “desafio coletivo” baseado na violência.

Durante a operação, o homem apontado como líder da organização foi preso em flagrante no Rio Grande do Sul por porte ilegal de arma de fogo. No Rio de Janeiro, o adolescente foi apreendido por envolvimento no esquema e por armazenar pornografia infantil.

A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil foi a responsável pelo alerta, após identificar o aumento da radicalização de jovens online. O grupo promovia em plataformas digitais a disseminação de crimes de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos, utilizando essas práticas como forma de integração e desafio entre os membros.

A operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, com o objetivo de desmantelar a rede criminosa. Nos locais de busca, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para o avanço das investigações.

Além disso, em um desdobramento da ação, outro mandado foi cumprido em Macaé (RJ), contra um indivíduo que também planejava um ataque e ameaçava matar uma criança ao vivo. Ele responderá por terrorismo e induzimento ao crime.

As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente a rede criminosa que utilizava o ambiente virtual para incitar a violência.

Veja abaixo vídeo da operação:

🚨OPERAÇÃO FAKE MONSTER‼️ | A Polícia Civil RJ, em conjunto com o Ministério da Justiça, impediu um ataque a bomba que ocorreria no show da Lady Gaga, em Copacabana, Zona Sul RJ. O responsável pelo plano foi preso e um adolescente apreendido. pic.twitter.com/oa39v5YWEd

— Polícia Civil RJ (@PCERJ) May 4, 2025

Classificação Indicativa: Livre


Tags Polícia civil Show Mato grosso Ataque Rio de janeiro Rio Grande do Sul Ministério da justiça Lady gaga Ciberlab Terrorismo Operação fake monster Macaé Bomba

Leia também


De Gaga para o Brasil: quem foi o tradutor da carta que emocionou Copacabana


Lady Gaga leva multidão à praia de Copacabana em show histórico