Negócios
Publicado em 01/07/2025, às 13h59 O produto é comercializado somente para distribuidoras, que ficam responsáveis pela entrega às empresas aéreas - Reprodução/Internet BNews Natal
Foi anunciado, nesta terça-feira (1º), um reajusto de 2,9% no valor médio do querosene de aviação (QAV) que é vendido para as distribuidoras. O anúncio foi feito pela Petrobras e marca uma quebra numa sequência de cortes que vinha acontecendo, como o registrado no mês passado, quando o preço do produto caiu 7,9%.
De acordo com a Petrobras, o valor atualizado já passe a valer nesta terça-feira (1º). Segundo a estatal, o reajuste mostra a variação de preço do produto no mercado internacional, principalmente a oscilação registrada no valor do petróleo tipo Brent, que chegou a custar US$ 77 dólares por barril no mês de junho.
O valor do querosene de aviação é reavaliado todo mês e tem como base contratos que são estabelecidos entre a Petrobras e as distribuidoras.
Acumulado em queda
Mesmo com a alta registrada neste mês, a Petrobras destacou que, desde 2022, o preço do QAV acumula uma queda de 32,7%, o equivalente a R$ 1,66 por litro.
Utilização do produto
O QAV é utilizado como combustível por aeronaves com turbinas a jato ou turboélices, sendo essencial para o transporte aéreo comercial dentro do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Quer "pegar carona" e voar de graça, igual a Janja, em um avião da FAB? A gente te ensina como
Alcolumbre usa aeronave da FAB para curtir Carnaval
O produto é comercializado somente para distribuidoras, que ficam responsáveis pela entrega às empresas aéreas ou a revendedores autorizados.