Cidades
Publicado em 01/07/2025, às 08h15 Dani Oliveira
Muita gente não sabe, mas é possível viajar de graça nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB); assim como a primeira-dama Janja fez para ir ao ginecologista no último mês de junho. E você ainda corre o risco de sentar ao lado de autoridades; no caso dela, o viajante ao lado era o ministro Alexandre de Moraes.
Mas para pegar essa carona, é necessário ter agenda livre e uma dose de paciência. Também é importante destacar que os voos com a FAB ocorrem apenas dentro do território nacional, ou seja, não incluem voos internacionais.
Separamos todos os detalhes para te ajudar:
Como viajar de graça com a FAB?
Brasileiros de todo o país, de todas as idades, podem solicitar a viagem gratuita junto a um dos aviões da FAB. As viagens acontecem dentro do programa Correio Aéreo Nacional (CAN).
Os embarques e desembarques ocorrem dentro das unidades das bases áreas da FAB espalhadas nas cinco regiões do país. É possível consultar a base aérea mais próxima diretamente no site da FAB.
Para solicitar a viagem, é necessário fazer um cadastro pessoalmente na base aérea mais próxima da residência. Contudo, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido.
É importante ter em mente que a solicitação deve ser feita com antecedência e já indicando o intervalo de dias que você tem agenda livre.
Após o cadastro, é necessário então aguardar a confirmação da FAB que irá informar a data e horário do voo. No entanto, em decorrência de missões, os voos podem ser remarcados ou reagendados de última hora.
Não há limite máximo de viagens, mas a cada viagem é necessário fazer o agendamento novamente.
Quais documentos apresentar?
Para fazer o cadastro da viagem é necessário apresentar os documentos pessoais (CPF, RG ou passaporte), além de comprovante de residência.
Crianças e adolescentes também podem fazer a viagem com a FAB, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Na data da viagem, a FAB também esclarece que os viajantes estejam vestindo roupas confortáveis e sapatos fechados. Não é permitido o uso de bermudas, sapatos de salto ou regatas.
Confira uma seleção de perguntas e respostas que pode te ajudar:
Classificação Indicativa: Livre