Negócios

Energia solar avança no RN com a entrada em operação de novo complexo fotovoltaico

Complexo Fotovoltaico Dunamis entrou em atividade em setembro. Unidade fica no município de Santana do Matos, distante 197 quilômetros de Natal  |  Divulgação/Ministério de Minas e Energia (MME)

Publicado em 06/10/2025, às 16h11   Divulgação/Ministério de Minas e Energia (MME)   Anderson Barbosa

A geração de energia solar está avançando no Rio Grande do Norte com a entrada em operação de um novo complexo fotovoltaico no estado. Trata-se do Complexo Fotovoltaico Dunamis, que entrou em atividade produtiva no dia 24 de setembro. A unidade foi instalada no município de Santana do Matos, distante 197 quilômetros de Natal.

Composto por 36 unidades geradoras, distribuídas em quatro usinas (Dunamis I, II, III e IV), o empreendimento soma 117,54 megawatts de capacidade instalada.

O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e conta com um investimento estimado de R$ 569 milhões.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a conexão do complexo à rede básica ocorre por meio de instalações de interesse restrito, composta por uma subestação elevadora e uma linha de transmissão em 230 kV, em circuito duplo, com aproximadamente 100 metros de extensão.

O licenciamento ambiental foi conduzido pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente doRioGrandedoNorte (IDEMA-RN), que emitiu as Licenças de Operação para as usinas e para a linha de transmissão associada.

RN é o 5º estado do país com maior geração centralizada de energia solar

O Rio Grande do Norte é o 5º estado do país com maior geração centralizada de energia solar em 2025. Ranking nacional divulgado pela Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR) mostra que o RN atingiu a marca de 1.390,4 megawatts de potência em operação, com mais 708 mil MW em construção.

Ao todo, o estado ainda possui mais de 9 mil MW por construir, o que significa um potencial de até 11.196 MW. Cada 1 MW equivale a 1 milhão de Watts. O estado campeão em geração é Minas Gerais, com 7.194,4 MW.

Leia também

Classificação Indicativa: Livre


TagsRio grande do norteRNEconomiaSantana do matosPACMinistério de minas e energiaEnergia Solarenergia alternativaComplexo Fotovoltaico Dunamis