Negócios
Publicado em 15/08/2025, às 13h22 Segundo informado pelo IBGE, a baixa significativa confirma a tendência de melhora do mercado de trabalho - Reprodução/Freepik José Nilton Jr.
Em relação ao segundo semestre deste ano, o Brasil registrou a menor taxa média de desemprego desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), que começou no ano de 2012.
O índice chegou a 5,8%, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
18 dos 27 estados brasileiros registraram queda. Já em relação aos outros nove estados, o nível de desocupação continuou estável em relação aos três meses que se passaram.
Entre os destaques negativos aparecem: Pernambuco, que lidera o ranking com 10,4%. Logo após aparece a Bahia (9,1%), seguido do Distrito Federal (8,7%).
Leia também
Já em relação aos estados que registraram as menores taxas aparecem: Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%).
De acordo com os dados, 12 estados atingiram, no período analisado, o menor nível de desemprego de toda a série.
Entre os estados que apresentam o menor número estão: Amapá (6,9%), Rio Grande do Norte (7,5%), Paraíba (7%), Alagoas (7,5%), Sergipe (8,1%), Bahia (9,1%), Minas Gerais (4%), Espírito Santo (3,1%), São Paulo (5,1%), Santa Catarina (2,2%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Mato Grosso do Sul (2,9%).
Segundo informado pelo IBGE, a baixa significativa confirma a tendência de melhora do mercado de trabalho que foi observada nos últimos trimestres. Além disso, também foi observado o crescimento no número de vagas em diferentes setores e formatos de contratação.