Geral
Publicado em 02/07/2025, às 19h29 Capivara é resgatada em açude no Seridó Potiguar e intriga moradores - Reprodução BNews Natal
Uma capivara surpreendeu moradores do município de Acari, no Seridó potiguar, ao aparecer no Açude Gargalheiras nesta terça-feira, 2. O animal foi encontrado preso a uma rede de pesca no distrito de Bulhões por um pescador local, que realizou o resgate e acionou o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).
Esta foi a primeira ocorrência do tipo registrada pela 2ª Companhia de Policiamento Ambiental da região.
Segundo o capitão Victor, do BPAmb, ainda não há informações sobre como o animal chegou até o local. A capivara será encaminhada para Natal, onde passará pelos procedimentos adequados. O capitão destacou que o resgate é inédito para a unidade da companhia no Seridó.
Considerada um dos maiores roedores do mundo e típica de ambientes úmidos e alagados, a capivara não costuma habitar áreas do semiárido, como o interior do Rio Grande do Norte.
A principal hipótese é que a escassez de água e alimento tenha motivado o deslocamento do animal até o açude. A presença do roedor chamou atenção da comunidade e repercutiu nas redes sociais.
Após o resgate, a capivara foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, em Natal. No local, receberá os cuidados necessários antes de ser avaliada para uma possível reintegração à natureza.
A legislação brasileira proíbe a caça, captura e manutenção de animais silvestres, como a capivara. Por isso, a atuação dos moradores e da Polícia Ambiental foi essencial para garantir a segurança do animal. O transporte para a capital está previsto para esta quinta-feira, 3.