Geral
Publicado em 28/08/2025, às 15h32 A raiva é transmitida principalmente por meio da saliva de animais infectados, sobretudo em casos de mordidas - Reprodução/Internet José Nilton Jr.
Acontece neste sábado (30) mais uma fase da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A ação, que é organizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), irá contar com pontos fixos e equipes volantes que irão percorrer bairros da capital.
A campanha é promovida pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
O objetivo da ação é mobilizar e proteger cerca de 89 mil cães e gatos, número que corresponde a 80% da população estimada de animais na capital potiguar. Até o momento, 45.185 animais já foram vacinados, representando 50,4% da meta estipulada pela SMS.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que ainda não tenham sido imunizados neste ano e nem feito uso de medicamentos nos últimos 30 dias.
A vacina é ofertada de maneira gratuita e segue sendo o método mais eficaz contra a raiva, uma doença grave e geralmente fatal.
Leia também
A raiva é transmitida principalmente por meio da saliva de animais infectados, sobretudo em casos de mordidas. Também pode ocorrer por arranhões ou contato com feridas abertas.
A campanha será realizada até o dia 30 de setembro, com o Dia D marcado para 27 de setembro, quando será ampliada a cobertura vacinal em toda a capital.
Os postos fixos funcionarão das 8h às 12h, com exceção da Unidade de Vigilância de Zoonoses (Potengi), que ficará aberta das 8h às 16h.
Os locais são:
Norte II: UVZ (Potengi, 8h às 16h), Multt Pet Shop (Nossa Senhora da Apresentação), Pet Center (Potengi)
Oeste: Policlínica Oeste (Cidade da Esperança)
Sul: Super Show Varejão (Pitimbu), Royal Rações (Ponta Negra), Associação Anna Lívia (Neópolis)
Já as equipes volantes, que farão vacinação de casa em casa das 8h às 12h, estarão nos bairros: Lagoa Azul (Norte I), Potengi (Norte II), Areia Preta (Leste), Cidade Nova (Oeste) e Pitimbu (Sul).