Geral
Publicado em 08/05/2025, às 15h15 Donald Trump parabeniza novo papa, o norte-americano Robert Prevost - Anna Moneymaker/Getty Images Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta quinta-feira (8) à escolha do cardeal Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica. Primeiro papa nascido nos EUA, Leão XIV foi saudado por Trump como “uma grande honra para o nosso país”.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para os Estados Unidos”, escreveu o presidente em sua rede social. “Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, completou.
Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago e foi eleito pontífice no segundo dia do conclave, tornando-se o primeiro papa oriundo de uma nação de maioria protestante. Escolheu o nome Leão XIV e sucede o papa Francisco, falecido há 17 dias.
Torcida
Apesar da celebração, Trump havia manifestado preferência por outro nome antes do início do conclave. Durante visita ao Vaticano para o funeral de Francisco, o presidente sugeriu publicamente o cardeal Timothy Dolan, de 75 anos, como seu candidato ao papado.
“Temos um cardeal que por acaso é de um lugar chamado Nova York e é muito bom. Então veremos o que acontece”, declarou Trump na ocasião. Dolan, expoente do setor mais tradicional da Igreja nos EUA, é próximo ao presidente e chegou a conduzir orações nas duas cerimônias de posse de Trump, em 2017 e 2021.
Durante as conversas com a imprensa, Trump também ironizou ao dizer que gostaria de ocupar o cargo de líder máximo da Igreja Católica. “Eu gostaria de ser papa. Seria a minha primeira escolha”, disse ao ser questionado sobre possíveis nomes.
Poucos dias após essa declaração, a Casa Branca divulgou uma montagem em que o presidente aparecia vestido como pontífice. A imagem gerou críticas e acusações de desrespeito por parte de fiéis católicos.