Geral
Publicado em 11/08/2025, às 17h52 Apesar da predominância em cidades, as ocorrências também acontecem com bastante frequência em regiões rurais - Reprodução/Internet José Nilton Jr.
Foram registrados no Rio Grande do Norte, somente no ano de 2023, cerca de 4.439 casos de picadas de escorpião, com seis mortes confirmadas, de acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O estado que registrou mais casos de ataques de escorpião no Brasil foi São Paulo, com 48.651, também em 2023.
O RN ocupa a quinta colocação em escala nacional em relação ao número de fatalidades e a segunda colocação em taxa de mortalidade, que chegou a 0,14%. A maioria dos incidentes está relacionada ao escorpião Tityus stigmurus, uma espécie comum em áreas urbanas.
Apesar da predominância em cidades, as ocorrências também acontecem com bastante frequência em regiões rurais, onde o acesso rápido a serviços médicos pode ser mais difícil. No Brasil, 65,95% dos ataques aconteceram em ambientes urbanos.
Prevenção simples pode salvar vidas
O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados básicos e como eles ajudam a evitar acidentes com escorpiões. Alguns deles são: verificar roupas e calçados antes de usá-los e manter a casa limpa. Já em áreas rurais, o uso de equipamentos de proteção é recomendado para diminuir o risco de picadas.
Leia também
Caso seja atacado, a principal orientação é procurar atendimento médico de maneira imediata. É recomendado também não tentar matar o animal para evitar riscos adicionais. Isso também pode garantir que o tratamento correto seja realizado.