Cidades

Temporada de reprodução de escorpiões acende alerta; saiba o que fazer em caso de acidente

Foto: Reprodução.
Até julho de 2025, Natal já contabilizou 853 acidentes com escorpiões, com expectativa de aumento devido ao clima; veja o que fazer em caso de acidente  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Reprodução.
Sammara Bezerrra

por Sammara Bezerrra

[email protected]

Publicado em 07/08/2025, às 10h33



Em 2024, Natal registrou 2.580 notificações de acidentes com animais peçonhentos — como abelhas, aranhas e serpentes —, sendo 2.135 causadas por escorpiões, o que corresponde a 82,8% dos registros. Os dados são a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).

Já em 2025, até o mês de julho, foram contabilizados 853 casos de acidentes envolvendo escorpiões na capital potiguar, incluindo um considerado grave, ocorrido em março. 

A expectativa é de que os números aumentem em agosto, uma vez que o período de chuvas aliado ao calor favorece a presença desses animais, que buscam locais úmidos e abrigados para se esconder. Além disso, é período reprodutivo desses animais.

Perigo noturno

Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, muito sensíveis a mudanças climáticas e alterações no ambiente. Esses fatores os fazem sair dos esconderijos e adentrar residências em busca de abrigo e alimento. Em Natal, devido à variação climática, o número de acidentes oscila, com maior concentração de ocorrências nas regiões Norte e Oeste do município.

Diante desse cenário, Juraci Lima, responsável técnica do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP), orienta sobre cuidados simples que ajudam a prevenir acidentes com escorpiões:

“Entre as recomendações, destacamos a importância de manter os ambientes internos e externos sempre limpos; evitar o acúmulo de entulhos e materiais de construção por longos períodos; verificar roupas e calçados antes de usá-los; além de telar ralos e instalar soleiras nas portas. Essas ações podem reduzir bastante o número de acidentes”, informou.

O que fazer em caso de acidente

A SMS orienta que, em caso de acidente, o local afetado seja lavado imediatamente com água e sabão, e que a pessoa procure o quanto antes uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município — Potengi, Pajuçara, Cidade Satélite ou Esperança — para receber atendimento médico adequado. 

A atenção deve ser redobrada especialmente em casos envolvendo crianças menores de 10 anos, pois a gravidade pode ser maior e, em alguns casos, levar a óbito.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses também pode ser acionada em casos de escorpiões encontrados em imóveis, pelo telefone (84) 3232-8235 (WhatsApp) ou pelo aplicativo Natal Digital.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating