Geral
Publicado em 24/09/2025, às 14h09 Em áreas com circulação de pedestres, a velocidade máxima permitida é de 6 km/h - Demis Roussos/Secom José Nilton Jr.
Com a chegada dos patinetes elétricos em Natal, surgiu uma nova opção de transporte sustentável para pequenos trajetos na cidade. O novo sistema de patinetes elétricos compartilhados foi lançado de maneira oficial no último domingo (21), na Avenida Praia de Ponta Negra.
O projeto será realizado, inicialmente, de maneira experimental por um período de quatro meses. Após isso, as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) irão fazer uma avaliação antes de definir a regulamentação definitiva.
Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) reforça as principais regras de uso dos equipamentos disponibilizados pela empresa JET.
Idade mínima: 18 anos.
Uso individual: não é permitido levar passageiros.
Capacete: recomendado, embora não seja obrigatório.
Condução responsável: proibido dirigir sob efeito de álcool ou drogas.
Limite de peso: até 120 quilos, sem transporte de mercadorias ou entregas.
A recomendação é que os patinetes circulem, preferencialmente, em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Na ausência dessas estruturas, podem ser utilizados em vias de até 40 km/h, sempre no sentido correto e à direita.
Leia também
Em áreas com circulação de pedestres, a velocidade máxima permitida é de 6 km/h. Para atravessar ruas, o usuário deve descer do veículo e empurrá-lo pela faixa de pedestres.
O patinete deve ser deixado apenas nas estações indicadas pelo aplicativo da JET, evitando bloqueios em calçadas, garagens, rampas de acessibilidade e faixas de pedestres.
Com essas orientações, a STTU reforça a importância de um uso seguro e responsável, ampliando as alternativas de mobilidade e contribuindo para uma Natal mais sustentável.