Geral
Publicado em 24/09/2025, às 16h55 O destaque da ação é a realização do exame citopatológico (papanicolau), essencial para identificar precocemente alterações no útero e prevenir o câncer cervical - Divulgação/SMS José Nilton Jr.
A edição de setembro do Programa Mulher 365 acontece no próximi sábado (27), das 8h às 12h, em sete centros de saúde distribuídos nos cinco Distritos Sanitários de Natal.
A iniciativa da Prefeitura do Natal, realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como foco a oferta de serviços voltados à saúde da mulher, com ênfase na detecção precoce do câncer do colo do útero.
O destaque da ação é a realização do exame citopatológico (papanicolau), essencial para identificar precocemente alterações no útero e prevenir o câncer cervical. Além disso, o programa abre as unidades aos sábados, ampliando o acesso às mulheres que não conseguem comparecer durante a semana.
Durante a manhã, as participantes poderão contar com:
Exames citopatológicos (preventivo/papanicolau); Consultas médicas, de enfermagem e nutricionais; Atendimento odontológico; Vacinação; Práticas integrativas e complementares (PICS); e Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Além disso, também serão ofertados serviços como: Verificação da pressão arterial e glicemia; Distribuição de preservativos; Palestras e orientações sobre saúde; e a Importância do exame preventivo.
Leia também
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro mais frequente entre mulheres no Brasil, com previsão de cerca de 17 mil novos casos entre 2023 e 2025. O exame é recomendado especialmente para mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual.
As atividades do programa serão realizadas neste sábado (27), das 8h às 12h, nas seguintes unidades:
Norte I: Gramoré
Norte II: Santarém, Planície das Mangueiras
Sul: Pitimbu, Jiqui
Leste: Aparecida
Oeste: Bom Pastor
Com o Mulher 365, a Prefeitura busca ampliar o acesso à prevenção e ao cuidado integral, reforçando a importância da atenção contínua à saúde feminina.