Geral

Procon Natal alcança resultados históricos e se torna referência nacional

Um marco importante foi o lançamento do Procon Saúde, que fez de Natal a primeira capital brasileira a contar com um serviço específico para o setor  |  Outra ação de destaque foi o feirão de renegociação de dívidas, que reuniu bancos, concessionárias e prestadores de serviços. - Reprodução/Internet

Publicado em 15/09/2025, às 14h12   Outra ação de destaque foi o feirão de renegociação de dívidas, que reuniu bancos, concessionárias e prestadores de serviços. - Reprodução/Internet   José Nilton Jr.

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Natal realizou mais uma sessão das Câmaras Temáticas, sendo executada na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), com a presença de todo o secretariado.

Durante o encontro, o Procon Natal apresentou aos presentes um relatório das atividades que foram executadas nos últimos nove meses, sendo um período marcado por mudanças significativas na atuação do órgão.

Novo modelo de atendimento

Almejando superar a abordagem burocrática, o Procon adotou a política de “pauta zero”, eliminaod as demandas acumuladas e elevando o índice de resolução logo no primeiro atendimento. O novo modelo prioriza escuta, solução e proteção dos direitos. 

De acordo com a diretora-geral, Dina Pérez, os avanços são significativos: foram 230 ações de fiscalização e investigações de mercado realizadas entre janeiro e junho deste ano, representando um aumento de 5.600%.

Essa atuação resultou na apreensão de cerca de duas toneladas de produtos vencidos, principalmente carnes. Além disso, essas ações promoveram um efeito educativo no setor supermercadista, que passou a adotar medidas preventivas.

Fiscalização e defesa do consumidor

Também foi destacado a atuação em relação aos postos de combustíveis: mais de 80 foram notificados por práticas abusivas e aumentos indevidos no período. Desde então, pesquisas quinzenais monitoram o setor, garantindo mais transparência e proteção ao consumidor.

Leia também

Outra ação de destaque foi o feirão de renegociação de dívidas, que reuniu bancos, concessionárias e prestadores de serviços.

Iniciativas inovadoras

Além disso, entre as novidades está o programa “O consumidor denunciou, o Procon chegou”, que ampliou a agilidade nas fiscalizações. Por outro lado, o Núcleo de Superendividados, que está em fase de implantação, oferecerá apoio financeiro e psicológico a cidadãos em situação de endividamento excessivo.

Um marco importante foi o lançamento do Procon Saúde, que fez de Natal a primeira capital brasileira a contar com um serviço específico para denúncias envolvendo planos e prestadores de saúde. A iniciativa, que é reconhecida nacionalmente, já firmou acordos com operadoras e criou canais de mediação mais rápidos e técnicos.

Parcerias e reconhecimento

A atuação também foi fortalecida por parcerias com o Ministério Público do RN, o  Tribunal de Justiça do RN (TJRN), além de associações de classe, operadoras de saúde e órgãos de fiscalização. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsPrefeitura do natalInovaçãoAçõesResultadosProcon Natal