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Aposentados já podem conferir respostas sobre descontos indevidos em agências dos Correios

Caso a associação não comprove que o desconto foi autorizado pelo segurado, o INSS poderá cobrar a devolução dos valores para o aposentado ou pensionista  |  Pelo aplicativo, os retornos das associações e sindicatos já estão sendo disponibilizados desde o dia 9 de junho - Reprodução/Internet

Publicado em 16/06/2025, às 14h58   Pelo aplicativo, os retornos das associações e sindicatos já estão sendo disponibilizados desde o dia 9 de junho - Reprodução/Internet   Júnior Teixeira

Aposentados e pensionistas que fizeram a contestação dos descontos de mensalidades associativas em seus benefícios do INSS já podem consultar as respostas das entidades. As devolutivas podem ser consultadas a partir desta segunda-feira (16) diretamente em agências dos Correios. 

A medida foi criada para atender quem tem dificuldade ou não gosta de  usar o aplicativo Meu INSS. Pelo aplicativo, os retornos das associações e sindicatos já estão sendo disponibilizados desde o dia 9 de junho.

O que pode ser feito nos Correios? 

Consultar se houve desconto de mensalidades associativas no benefício;

Contestar valores descontados sem autorização;

Acompanhar o andamento da contestação;

Analisar respostas e documentos enviados pelas entidades;

Obter um protocolo de atendimento com orientações para continuar o processo pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.

As associações e os sindicatos estão sendo liberando as justificativas gradualmente, pois o prazo de resposta das entidades é de até 15 dias úteis.

O que acontece após a resposta das entidades? 

Caso a associação não comprove que o desconto foi autorizado pelo segurado, o INSS poderá cobrar a devolução dos valores para o aposentado ou pensionista. Nesses casos, o segurado não precisa tomar nenhuma ação adicional, apenas acompanhar seu processo no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

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Por outro lado, se a entidade alegar ter documentação válida ou decisão judicial que permita o desconto, o beneficiário terá até 30 dias após o recebimento da resposta para informar ao INSS se concorda ou não com os argumentos apresentados.

Classificação Indicativa: Livre


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