Esportes
Publicado em 09/09/2025, às 15h58 Zico, maior ídolo do clube - Paula Reis/Flamengo José Nilton Jr.
Nesta terça-feira (9), o Flamengo fez um anúncio, por meio de Zico, e deu início a uma campanha junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a torcida flamenguista seja reconhecida de maneira oficial como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
O pedido foi apresentado em pronunciamento oficial feito por Zico, que é o maior ídolo da história do Flamengo.
De acordo com a proposta, a ideia é que a ONU reconheça a existência de uma nação formada não por território geográfico, mas pela conexão emocional que une milhões de torcedores em diferentes partes do planeta Terra.
"Se fôssemos considerados um país, teríamos a 36ª população mais numerosa do planeta. Somos mais de 45 milhões de indivíduos unidos sob uma mesma bandeira... Pleiteamos que a ONU reconheça a existência de uma Nação que se forma não pela localização geográfica, mas pela conexão emocional", disse Zico durante o pronunciamento.
O Flamengo ainda ressaltou que a campanha é de caráter simbólico e tem como propósito destacar a força cultural, social e emocional que o clube representa para os seus torcedores. Segundo o comunicado oficial, a influência rubro-negra ultrapassa fronteiras e já se consolidou como um fenômeno global.
Leia também
“Mesmo que de forma simbólica, o reconhecimento da ONU seria uma validação internacional de um fenômeno que já se demonstra no Brasil e no mundo todo”, diz a nota.
Para mobilizar sua imensa base de apaixonados, o Flamengo disponibilizou uma petição digital na qual os torcedores podem assinar em apoio à iniciativa.
Por meio dessa ação, o clube espera que a campanha se transforme em um grande movimento de participação popular, reforçando o vínculo da torcida com a proposta de reconhecimento simbólico na ONU.