Esportes
Publicado em 11/07/2025, às 09h17 O karatê-do tradicional, além de ser um esporte, ensina valores como disciplina e respeito, sendo praticado por diversas faixas etárias. - Divulgação Dani Oliveira
A capital potiguar está sediando, até o próximo sábado (12), o maior encontro do karatê-do tradicional do país. O Ginásio Poliesportivo da UFRN recebe duas importantes competições simultâneas: o X Campeonato Brasileiro de Karatê-do Tradicional e o International Open Traditional Karatê-do Championship. A abertura oficial aconteceu na noite desta quinta-feira (10), reunindo autoridades, atletas, dirigentes, professores e familiares.
O evento, que é totalmente inclusivo, é promovido pela Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional (CBKT), com organização da World Traditional Karatê-do Federation e da Federação de Karatê-do Tradicional do Rio Grande do Norte, que volta a receber o campeonato pela terceira vez.
Com 498 atletas de 13 estados brasileiros, o torneio reúne competidores nas categorias Kata, Kumite e Fukugo, tanto individual quanto por equipes representando os estados do Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.
Já a competição internacional conta com atletas do Brasil, Polônia e Estados Unidos, fortalecendo os laços da modalidade pelo mundo. Os participantes têm entre 5 e 65 anos, incluindo iniciantes de faixa branca e experientes faixas pretas.
O Rio Grande do Norte lidera o número de atletas inscritos, com 250 karatecas no campeonato nacional e 160 no Open internacional.
“Nosso agradecimento aos atletas, professores, colaboradores e familiares que estão envolvidos nos torneios pela dedicação, valores e amor pelo karatê.
Preparamos com muito carinho esse evento esportivo totalmente inclusivo onde reunimos atletas de alto nível da modalidade”, destacou Alexsandro Jobson, karateca potiguar e presidente da Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional.
As disputas ocorrem a partir das 8h da manhã até o final do dia, no Ginásio Poliesportivo da UFRN, com entrada gratuita e aberta ao público.
Sobre o karatê-do tradicional
Com raízes na filosofia oriental, o karatê-do tradicional vai além do esporte. A prática desenvolve disciplina, autocontrole, respeito e superação pessoal. Reconhecido como arte marcial, o karatê-do é um importante instrumento de formação ética e física, sendo praticado por crianças, jovens, adultos e idosos em todo o mundo.