Entretenimento

Mulher solteira e sem filhos é mais feliz? Confira o que diz nova pesquisa

Com 6 milhões de mulheres a mais, a desigualdade de gênero se agrava  |  Estudos indicam que mulheres solteiras e sem filhos podem ser mais felizes - Reprodução

Publicado em 23/08/2025, às 10h59   Estudos indicam que mulheres solteiras e sem filhos podem ser mais felizes - Reprodução   Gabi Fernandes

Está faltando homem, sim: e os números provam. O que muitas mulheres ja comprovaram, especialmente as que passaram dos 40 anos, agora tem respaldo estatístico; de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2024, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo IBGE, existem apenas 92 homens para cada 100 mulheres no Brasil.

A desigualdade de gênero na demografia brasileira se agrava com o passar dos anos. Nos estados mais populosos, como Rio de Janeiro e São Paulo, o cenário é ainda mais discrepante entre os mais velhos. No RJ, para cada 100 mulheres com mais de 60 anos, há apenas 70 homens. Em SP, são 77.

Segundo especialistas, a diferença é explicada por fatores como maior mortalidade masculina por causas externas, como acidentes e violência urbana, e pelo fato de as mulheres cuidarem mais da saúde, vivendo mais.

O Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais

Dados do Censo 2022 já apontavam para essa diferença crescente: o país contava com 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens, um "sumiço masculino" de quase 6 milhões.

A tendência não é nova. Desde 2012, as mulheres são maioria no Brasil. A proporção se manteve relativamente estável até 2018. A partir de 2019, começou a aumentar discretamente, e se consolida em 2024.

Mais homens nascem, mas morrem mais cedo

Curiosamente, nascem mais meninos do que meninas no mundo todo, de 3% a 5% a mais, por razões biológicas. No Brasil, essa superioridade masculina dura até os 24 anos de idade. Depois disso, elas ultrapassam em número, e continuam crescendo.

“Nascem mais homens do que mulheres, mas, ao longo da vida, os homens tendem a morrer mais cedo, sobretudo por mortes violentas e acidentes”, explicou o analista do IBGE William Kratochwill que apresentou os novos dados. “Por outro lado, as mulheres têm longevidade maior porque tendem a se cuidar mais.”

A explicação está no comportamento de risco: homens jovens morrem mais em acidentes e situações de violência. Com o passar do tempo, a diferença se amplia com o envelhecimento da população e os maiores cuidados das mulheres com a saúde.


Mulher solteira e sem filhos é mais feliz?

Segundo o professor de Ciência Comportamental da London School of Economics Paul Dolan, as mulheres solteiras e sem filhos tendem a ser mais felizes e saudáveis do que as casadas.

De acordo com o pesquisador, os homens se beneficiam muito mais com o casamento porque passam a se cuidar melhor, se alimentar melhor e ter apoio emocional. As mulheres, por sua vez, ficam mais sobrecarregadas. É comum que elas precisem acumular obrigações profissionais e domésticas, como a casa e os filhos.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasilPesquisaViolênciaPopulaçãoAcidentesMulherCensoDesigualdadeCasamentoMortalidadeLongevidadeDemografiaSolteiraObrigações

Leia também


STTU realiza operaçã para vistoriar veículos escolares neste sábado (23)