Entretenimento

Pinacoteca do Estado participa da 23ª Semana Nacional de Museus

A Pinacoteca do Estado oferece entrada franca e atividades diversificadas para celebrar a cultura e a identidade local durante a Semana Nacional  |  Com o tema 'O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação', a Semana Nacional de Museus acontece de 12 a 18 de maio. - Divulgação

Publicado em 13/05/2025, às 07h57   Com o tema 'O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação', a Semana Nacional de Museus acontece de 12 a 18 de maio. - Divulgação   Dani Oliveira

Programação no Palácio Potengi começa nesta terça-feira (13) e segue até sábado (17) e contempla visitas guiadas às exposições Faces do Reduto e ao acervo do Instituto Rossini Perez.

Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, inicia nesta segunda-feira (12), e segue até domingo (18), a 23ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).

O Palácio Potengi, que abriga a Pinacoteca do Estado, participa da Semana com três atividades: Exposição Faces do Reduto - 13 a 17 (terça a sábado) –10h às 16h - Visita mediada; Instituto Rossini Perez: acervo aberto – 13(terça) – 10h às 13h - Visita mediada; Encontro Mutirão de Mapeamento Cultural – 17 (sábado) – 9h às 13h - CECOP-Pontão de Cultura e Comunicação.

Em um mundo marcado por mudanças aceleradas e transformações profundas, os museus se consolidam como espaços essenciais para a reflexão, a preservação e a promoção da cultura.
Diante de desafios globais e locais, a 23ª Semana Nacional de Museus propõe uma discussão sobre o futuro dessas instituições, destacando seu papel como agentes de transformação em comunidades dinâmicas e diversificadas.

O patrimônio imaterial, composto por saberes, expressões, tradições e práticas culturais, é uma fonte viva de identidade e conexão comunitária. Numa realidade dinâmica, os museus têm o desafio de promover e valorizar esse legado intangível como testemunho do passado e inspiração para manutenção das práticas no presente e no futuro.

A 23ª Semana Nacional de Museus, portanto, convida a refletir sobre o futuro dessas instituições em um mundo em rápida transformação. Ao valorizar o patrimônio imaterial, abraçar a juventude e incorporar novas tecnologias, os museus podem se reinventar como espaços dinâmicos, inclusivos e transformadores. Nesse processo, eles preservam o passado, inspiram o presente e constroem um futuro mais sustentável e conectado com as comunidades.

Para a palavra “museus” entenda-se “processos museais e qualquer instituição de memória”, Issoinclui: museus, salas de cultura, comunidades quilombolas, podcasts/videocasts, pontos culturais, memoriais, centros culturais, parques históricos, redes de educadores, sistemas de museus, escolas técnicas, institutos históricos, cemitérios, pinacotecas, ateliês, laboratórios de documentação ou de artes e diversas associações culturais. Como pessoas físicas, incluem-se: os mestres de saberes, professores, alunos, mestrandos, doutorandos do curso de museologia e outras áreas de formação correlatas. 

Serviço:

23ª Semana Nacional de Museus | Pinacoteca do Estado.
13 a 17 de maio de 2025 (terça-feira a sábado).
Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Entrada franca.
Palácio Potengi - Praça Sete de Setembro, Cidade Alta. Natal (RN).

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Natal Programação cultura Comunidade Tecnologia Sustentabilidade Inclusão RN Identidade Patrimônio imaterial Palácio potengi Pinacoteca Faces do reduto Transformação Exposição Instituto rossini perez Ministério da cultura Visitas guiadas Ibram Semana nacional de museus

Leia também


Trilha sonora ao vivo: "Faces do Reduto" apresenta canções criadas para a exposição


Cinema potiguar em destaque: trilogia inédita estreia na Pinacoteca do RN