Entretenimento

Filme potiguar “Julião, Filhos da Praia” estreia neste sábado (3) em Natal

A programação inclui a estreia do curta 'Julião, Filhos da Praia', parte da trilogia que homenageia o cinema potiguar  |  Filme potiguar “Julião, Filhos da Praia” estreia neste sábado (3) em Natal - Mônica Mac Dowell

Publicado em 02/05/2025, às 19h40   Filme potiguar “Julião, Filhos da Praia” estreia neste sábado (3) em Natal - Mônica Mac Dowell   Redação

O que começou como uma simples admiração pela comunidade do Reduto cresceu e deu origem a uma trilogia de curtas-metragens, agora transformada na exposição Faces do Reduto. “É emocionante ver o público — especialmente os moradores do Reduto — se reconhecendo nas obras, se emocionando, compartilhando memórias. Isso mostra a força da arte em criar laços e tocar as pessoas”, comenta a cineasta Mônica Mac Dowell.

A mostra reúne cinco instalações principais — Minha Terra, Minha Farinha, Meu Labirinto, Meu Mel e Minha Jangada — que traduzem a memória coletiva do Reduto por meio de objetos, palavras e imagens. Elementos como placas de cerâmica feitas com barro local, sacos de farinha e goma com etiquetas narrativas, rendas artesanais, falas dos filmes costuradas em quadros de melgueira e velas de jangada suspensas criam um cenário de resistência, pertencimento e afeto.

Com curadoria de Manoel Onofre e expografia assinada por Rafael Campos, João Marcelino e Ângela Almeida, a exposição propõe uma experiência sensorial e imersiva. Um dos pontos altos é uma instalação de três metros feita com a técnica do bordado labirinto.

Há também uma sala imersiva desenvolvida por Will Amaral, com roteiro de Mônica Mac Dowell, que aprofunda a conexão com as tradições do Reduto. Ali, o visitante é convidado a mergulhar nas histórias, sons e afetos da comunidade de forma intensa e comovente.

A programação se amplia neste sábado (3), na Pinacoteca do Estado, com uma celebração gratuita da força do cinema potiguar. Às 17h30, acontece a estreia local do curta “Julião, Filhos da Praia” (2024), terceiro filme da Trilogia do Reduto, seguido da exibição dos títulos anteriores: “Rosa de Aroeira” (2020) e “A Deus Querer” (2022).

Classificação Indicativa: Livre


Tags Faces do reduto Memória Resistência Mônica Mac Dowell Afeto Barro filhos da praia Trilogia do reduto Meu labirinto Cerâmica Minha jangada João marcelino Julião Rafael campos Manoel onofre Reduto Ângela almeida Meu mel Minha terra Instalações Pertencimento Minha farinha