Cidades
Publicado em 29/09/2025, às 13h50 Reprodução/Internet Giovana Gurgel
A praia de Areia Preta, em Natal, foi classificada como imprópria para banho no trecho da Escadaria de Mãe Luíza, segundo o Boletim da Balneabilidade n.º 39 de 2025, divulgado nesta sexta-feira 26. O relatório analisou 33 pontos do litoral potiguar e apontou que todos os demais locais estão adequados para os banhistas.
As coletas, realizadas em praias de Natal, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta, fazem parte do Programa Água Azul, que monitora semanalmente a qualidade da água no litoral da Grande Natal.
O trabalho é conduzido em parceria pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), pelo Instituto Federal do RN (IFRN) e pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).
A avaliação leva em conta a presença de coliformes termotolerantes nas amostras, conforme critérios definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Uma área é considerada imprópria em três situações: quando há mais de mil coliformes fecais em duas ou mais coletas dentro de cinco semanas consecutivas, quando a última coleta aponta mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água ou quando há indícios visíveis de contaminação, como mau cheiro ou poluição aparente.
Com exceção do ponto em Areia Preta, todos os demais trechos analisados, entre Nísia Floresta e Extremoz, apresentaram condições satisfatórias para o banho nesta semana.