Cidades

Prefeitura de Natal inicia digitalização do acervo administrativo

No total, entre 15 mil e 16 mil caixas de registros foram enviadas à empresa que será responsável pelo processo de digitalização  |  A primeira etapa do trabalho tem previsão de durar cerca de um ano - Reprodução/Internet

Publicado em 19/08/2025, às 13h34   A primeira etapa do trabalho tem previsão de durar cerca de um ano - Reprodução/Internet   José Nilton Jr.

A Prefeitura do Natal iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), um projeto que visa modernizar a gestão pública com a digitalização de documentos oficiais.

A iniciativa busca ampliar a eficiência administrativa. Dessa maneira, garante uma maior transparência e facilita o acesso às informações pela população.

No total, entre 15 mil e 16 mil caixas de registros foram enviadas à empresa responsável pelo processo de conversão digital. A primeira etapa do trabalho tem previsão de durar cerca de um ano, com possibilidade de prorrogação do contrato por até dez anos.

Preservação e modernização

Serão contemplados documentos que foram produzidos entre os anos de 2003 e 2022, além dos registros funcionais de servidores municipais, como portarias de contratação e exoneração.

Leia também

A partir da digitalização, a Prefeitura do Natal assegura a preservação de dados relevantes e a modernização dos procedimentos internos.

Outro ponto destacado é a sustentabilidade: a migração para o ambiente digital reduz o uso de papel e de recursos físicos, estabelecendo um novo padrão de gestão e de atendimento ao público.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPrefeitura do natalDocumentosProcedimentoDigitalizaçãoAcervo administrativo