Cidades

Natal inicia emissão da carteira física para pessoas com autismo; saiba como emitir

Famílias que já utilizam a versão digital da CIPTEA agora podem solicitar a versão impressa para facilitar o dia a dia  |  Foto: Demis Roussos/Semidh

Publicado em 30/08/2025, às 10h14   Foto: Demis Roussos/Semidh   BNews Natal Redação

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), inicia na próxima segunda-feira (1) a emissão da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em formato físico.

O lançamento acontecerá durante a abertura da Campanha Setembro Verde, dedicada à inclusão das pessoas com deficiência.

A novidade atende a uma demanda antiga das famílias atípicas da capital. Mesmo quem já possui a versão digital tem buscado a carteirinha impressa para facilitar a rotina no cuidado com filhos e parentes.

“Esse documento ajuda muito no dia a dia. Há famílias que já utilizam a versão digital, mas aguardavam a física para ter mais praticidade e segurança”, explicou Luciana Dantas, titular da Semidh.

Como emitir a CIPTEA

A confecção da CIPTEA seguirá disponível a partir do dia 2 de setembro, na sede da Semidh, localizada na Rua Jundiaí, 644, Tirol.

O atendimento deve ser agendado pelo aplicativo Natal Digital. Tanto novos usuários quanto quem já tem a versão digital pode solicitar o documento físico.

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalDeficiênciaAutistaNatal digitalCarteiraCIPTEAIgualdadeSetembro Verde