Cidades

INSS exigirá biometria para desbloqueio de novos empréstimos consignados

Medida visa aumentar a segurança e conformidade nos processos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas  |  Despacho do INSS determina que biometria será o único método para desbloqueio de novos empréstimos consignados. - Divulgação

Publicado em 19/05/2025, às 13h31   Despacho do INSS determina que biometria será o único método para desbloqueio de novos empréstimos consignados. - Divulgação   Dani Oliveira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou que o desbloqueio para contratação de novos empréstimos consignados por aposentados e pensionistas será feito exclusivamente por meio de biometria na plataforma Meu INSS.

A medida foi oficializada em despacho publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU) e começará a valer a partir de sexta-feira (23).

A partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, afirma o despacho.

A medida foi assinada pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller. Ele justifica que medida acontece com objetivo de “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.

O despacho determina que o novo procedimento seja implementado pelas áreas técnicas responsáveis pelo relacionamento com segurados e pela tecnologia da informação da autarquia. Waller também determinou que as áreas tomem as providências para que a medida entre em vigor no dia 23 de maio.

No dia 8 de maio, o presidente já havia determinado que o bloqueio de descontos no empréstimo consignado para todos os aposentados e pensionistas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Segurança Aposentados Pensionistas Inss Maio Medida Tecnologia Informação Empréstimo Diário oficial Vulnerabilidades Plataforma Meu inss Processos Gilberto waller Biometria Segurados Consignado Conformidade Desbloqueio

Leia também


Congresso já recebeu ao menos 42 projetos sobre fraudes no INSS, em menos de um mês


Idosa de 84 anos descobre desconto irregular no INSS por quase três décadas