Cidades
Publicado em 24/09/2025, às 09h55 A JET, responsável pelos patinetes elétricos em Natal, anuncia punições para usuários que não respeitarem as regras de uso. - Divulgação Dani Oliveira
A JET, empresa responsável pelos patinetes elétricos em Natal, informou que banirá usuários que descumprirem as regras de uso, principalmente aqueles que abandonarem os veículos em locais inadequados.
Casos recentes, como patinetes deixados em cima de paradas de ônibus, obstruindo calçadas ou até levados para dentro de residências, acenderam o alerta para problemas de mobilidade urbana e de segurança.
Casos recentes em Natal
Na última terça-feira (23), um patinete foi flagrado em cima de uma parada de ônibus no bairro Nova Descoberta, gerando risco para pedestres e motoristas. A cena ganhou repercussão nas redes sociais.
Outro episódio ocorreu após a publicação de um influenciador, que mostrou imagens de dois patinetes elétricos dentro de sua residência. Em uma das cenas, um homem aparece apoiando os pés sobre os equipamentos na sala de casa.
Medidas da empresa
Em nota, a JET afirmou que irá punir os responsáveis por esse tipo de uso irregular:
Tais casos de vandalismo serão apurados, tanto para reaver os veículos como para banir os usuários”, declarou a empresa.
Além disso, a companhia reforçou que, caso o veículo seja deixado fora dos pontos autorizados pelo aplicativo, o tempo de uso continuará sendo contabilizado — e o cliente seguirá sendo cobrado.
Todos os patinetes possuem rastreadores por GPS, o que permite localizar os veículos em tempo real. Também contam com recursos de segurança como limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED.
Educação no trânsito e próximos passos
A JET informou que está investindo em ações educativas para conscientizar os usuários. Em outras cidades, a empresa já opera a Escola de Direção Segura, oferecendo aulas gratuitas sobre manuseio dos patinetes, uso adequado dos freios e respeito às normas de trânsito.
Em Natal, a secretária de Mobilidade Urbana (STTU), Jódia Melo, declarou que a Prefeitura está acompanhando a fase de testes.
A gente ainda está em fase de teste. Vamos monitorar para, depois, fazer a regulamentação oficial”, disse.
Apesar da ausência de regras específicas, a STTU destacou que já realiza fiscalização do uso dos patinetes nas ruas da capital.