Cidades

Desfile cívico-militar celebra 203 anos da Independência na Praça Cívica, em Natal

Governadora Fátima Bezerra participa do desfile em Natal  |  A participação feminina no desfile representa um avanço na igualdade - Reprodução

Publicado em 06/09/2025, às 17h53   A participação feminina no desfile representa um avanço na igualdade - Reprodução   Gabi Fernandes

A governadora Fátima Bezerra participa neste domingo (7) do tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. A solenidade acontece na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, em Natal, com início previsto para as 8h30.

Organizado pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 3º Distrito Naval, o evento reunirá cerca de 5 mil participantes, entre militares, civis, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas. Somente da rede estadual de ensino, 691 alunos de nove escolas confirmaram presença no desfile.

As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte também estarão representadas, destacando a integração institucional e o investimento do Governo do Estado na valorização das corporações.

Além das instituições militares, o desfile contará com a participação de estudantes da rede privada, representantes de instituições civis e autoridades locais.

Mulheres Fuzileiros Navais

Neste ano, um marco importante promete chamar a atenção do público. Pela primeira vez no desfile natalense, o pelotão de Fuzileiros Navais contará com a presença de cinco mulheres combatentes anfíbias. São elas: Nicolly Araujo de Carvalho, Ana Carolyna Pôncio de Souza, Lorena Pacífico da Silva, Maria Luiza dos Santos Lima e Gabrielly Barbosa Mendes da Silva.

A participação feminina reforça o compromisso da Marinha em ampliar a igualdade de oportunidades. O gesto também simboliza o avanço na integração das mulheres nas Forças Armadas, especialmente após a primeira turma feminina iniciar sua formação em 2024.

Leia mais aqui: Mulheres Fuzileiros Navais participam pela primeira vez do desfile cívico-militar em Natal

Classificação Indicativa: Livre


TagsNatalRio grande do norteFátima bezerra2024MilitaresPetrópolisMarinha do brasilCivisIgualdadeIndependência do brasilCombatentesMulheres fuzileiros navaisIntegração institucionalPelotão3º distrito naval

Leia também


Equipe do SAMU Natal salva idosa vítima de parada cardíaca no bairro Planalto