Cidades

Demissão de apresentadora famosa da Globonews causa fervor na web e a verdade sobre o caso aparece

A jornalista Daniela Lima se despede da Globonews após dois anos, enquanto a emissora enfrenta críticas sobre sua linha editorial e posicionamento político  |  A Globonews atribui a demissão de Daniela Lima a um movimento de renovação, mas pesquisas indicam descontentamento dos telespectadores com a linha editorial. - Divulgação

Publicado em 05/08/2025, às 07h58   A Globonews atribui a demissão de Daniela Lima a um movimento de renovação, mas pesquisas indicam descontentamento dos telespectadores com a linha editorial. - Divulgação   Dani Oliveira

A semana começou com muitas emoções para o jornalismo brasileiro. Logo pela manhã desta segunda (4) a Globonews confirmou a demissão da jornalista Daniela Lima, um dos ícones mais importantes do rol de apresentadores, estando à frente do programa Conexão Globonews nos últimos dois anos.

A jornalista fez dois posts em suas redes sociais confirmando a saída em definitivo da emissora. O primeiro, traz um texto onde ela agradece o tempo em que esteve na Globo e se diz "sedenta" pelos próximos desafios profissionais.

Em outro, ela postou várias fotos, como sendo um #TBT, dizendo que seriam registros de "um mês de julho que não volta mais"; Daniela aparece em vídeos e fotos com colegas que fez durante o tempo em que passou pela Globo.

Já a Globo atribuiu, em um primeiro momento, à demissão ao “movimento permanente de renovação do quadro do canal”. Mas a coluna do jornalista da Folha de S.Paulo, Gabriel Vaquer mostra que a motivação para a demissão foi outra; seria o início de um movimento maior no canal de informação.

A Rede Globo teria encomendado uma pesquisa para analisar a opinião dos telespectadores sobre como entendiam a linha editorial do programa comandado pela jornalista Daniela Lima e demais atrações veiculadas pelo canal.

O renomado Instituto Quaest teria feito o levantamento de dados no segundo trimestre de 2025, e o resultado apurado junto aos assinantes seria de que a emissora estaria sendo vista como "um canal de esquerda"; com uma linha editorial alinhada com as narrativas dos partidos políticos PT e PSOL.

Os espectadores da Globonews também apontaram durante a pesquisa que se sentem incomodados com as brigas ao vivo e análises políticas irônicas, numa crítica clara ao tom informal adotado pelos apresentadores.

A apresentadora Daniele Lima, de acordo com as informações coletadas pela pesquisa, seria a personificação do resultado levantado; já que de acordo com os assinantes ela teria um posicionamento progressista e mais alinhado à esquerda não só para política mas também para assuntos diversos.


Veja o que disse a jornalista

Depois de dois anos, deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida, sedenta pelos próximos desafios. Viva o novo! Deixo aos colegas de trabalho, amigos que vou levar para vida, meu muito obrigada e até breve!”, escreveu no Instagram.

Nos comentários, ex-colegas de emissora se despediram de Daniela. “Meu amor, você é um presente na minha vida e na vida de muita gente. Obrigada por tudo. Amo você”, escreveu Natuza Nery. “Fará muita falta, Dani. Sua paixão pelo jornalismo e sua vitalidade contagiam. Um privilégio conviver contigo nesse par de anos”, disse Flávia Oliveira.

Andreia Sadi, Aline Midlej e Leilane Neubarth também deixaram mensagens de apoio à jornalista.

O que diz oficialmente a Globo sobre a demissão
Procurada pelo Estadão, a comunicação da Globo confirmou a saída da jornalista, bem como de mais dois comentaristas: Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino.

Questionada sobre as demissões, a emissora disse, em nota, que, “como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Catanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”.

Classificação Indicativa: Livre


TagsPesquisaRedes sociaisJornalismoPtDemissãoPsolEsquerdaEstadãoApresentadoraGlobonewsNatuza neryAnálises políticasLinha editorialConexão globonewsDaniela limaEliane cantanhêdeFlávia oliveiraInstituto quaestCanalMauro paulino