Cidades
Publicado em 23/08/2025, às 11h56 Bombeira Hilana Oliveira destaca que controle e humilhações não são amor, mas sim violência e crime - Reprodução Gabi Fernandes
Em uma ação de conscientização e acolhimento, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) publicou nesta semana um vídeo, nas redes sociais, com um importante alerta sobre a violência contra a mulher. A publicação faz parte de uma campanha que busca encorajar vítimas a denunciarem abusos físicos, psicológicos e comportamentos de controle disfarçados de cuidado.
No vídeo, a bombeira militar Hilana Oliveira fala diretamente às mulheres que vivem relacionamentos abusivos, reforçando que humilhações, controle de roupas, amizades e ameaças não são formas de amor — são violência e crime.
"Quem ama, não machuca", afirma a corporação na legenda do vídeo. A mensagem ainda destaca que o CBMRN está ao lado de todas as mulheres que decidem romper o silêncio e buscar proteção, lembrando que elas não estão sozinhas.
A corporação orienta que, em casos de agressão ou ameaça, a vítima deve ligar para o 180, canal exclusivo para denúncias de violência contra a mulher, ou procurar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Em situações de emergência, a orientação é ligar imediatamente para o 190.
Confira o vídeo: