Cidades
Publicado em 17/05/2025, às 11h02 Os trechos impróprios incluem a Foz do Rio Pirangi e a Praia de Areia Preta, entre outros, com níveis de contaminação preocupantes. - Divulgação/SEMURB Aryela Souza
Pelo menos cinco pontos do litoral da Grande Natal foram classificados como impróprios para banho, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
A análise semanal avaliou 33 pontos de rios e praias nos municípios de Natal, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta. Os locais considerados inadequados para banho apresentaram níveis de coliformes fecais acima dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Trechos considerados impróprios para banho:
Foz do Rio Pirangi – Nísia Floresta
Rio Pirangi (Ponte Nova) – Parnamirim
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) – Parnamirim
Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza) – Natal
Praia de Pitangui (Av. Pitangui) – Extremoz
Os demais pontos monitorados, incluindo trechos de Ponta Negra, Via Costeira, Redinha, Genipabu, Pirangi e Búzios, foram considerados próprios para o banho.
Critérios de avaliação
A classificação leva em conta os resultados das análises realizadas ao longo de cinco semanas consecutivas. Um ponto é considerado impróprio quando dois ou mais desses resultados apresentam contaminação por mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água.
Além disso, se na amostragem mais recente for identificada a presença de mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml, o local já é automaticamente classificado como impróprio, mesmo que os demais resultados estejam dentro dos parâmetros aceitáveis.
“Privatização das praias?": Comunidades vão às ruas contra projeto que pode restringir acesso às praias
[VEJA VÍDEO] Jacaré é encontrado em praia famosa do RN