Cidades

Campanha de multivacinação começa no RN; veja quem deve se vacinar

A Campanha de Multivacinação no RN visa atualizar vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos, com ações em parceria com a UFRN  |  Foto: Reprodução.

Publicado em 07/10/2025, às 10h01   Foto: Reprodução.   Sammara Bezerra

Ler resumo da notícia

Iniciou nesta segunda-feira (6) no Rio Grande do Norte a Campanha de Multivacinação, que segue até o dia 31 de outubro. A campanha é coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e tem como objetivo atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Todas as vacinas indicadas para essa faixa etária estarão disponíveis nas unidades de saúde. O Dia D de mobilização está marcado para o sábado, 18 de outubro.

Nesta primeira semana, uma das principais ações ocorre em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal. 

A vacinação será realizada durante a Mostra de Profissões da UFRN, no Centro de Convivência, entre terça (8) e quarta-feira (9), nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

A Sesap enviou nota técnica aos municípios potiguares com orientações sobre a execução da campanha. Cada cidade deve definir suas estratégias com base no perfil populacional e nas áreas de maior vulnerabilidade, priorizando locais com baixa cobertura vacinal e adotando o chamado microplanejamento.

Embora o foco seja o público infantil e adolescente, a campanha também disponibilizará doses para adultos, como a vacina contra o sarampo — doença com risco de reintrodução no Brasil — destinada a pessoas de 12 meses a 59 anos.

Jovens de 15 a 19 anos também poderão atualizar a vacinação contra o HPV, que protege contra vários tipos de câncer, entre eles colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal contra o HPV cresceu no país: entre as meninas, passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024; entre os meninos, de 45,46% para 67,26%.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSesapMinistério da saúdeVacinaçãoCampanhaVacinasUfrnMultivacinaçãoUniversidade federal do rio grande do norteSecretaria de estado da saúde pública