Política
por José Nilton Jr.
Publicado em 20/08/2025, às 17h25
O Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (20) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que tem como objetivo investigar crimes praticados contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A decisão foi celebrada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que destacou a derrota do governo na tentativa de influenciar a condução dos trabalhos do colegiado.
Ver essa foto no Instagram
A criação da comissão foi aprovada por 17 votos a 14, garantindo a relatoria ao deputado federal Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), ex-procurador de Justiça.
Leia também
"Desgoverno no RN": Rogério Marinho critica gestão de Fátima Bezerra durante encerramento do Rota 22
De acordo com Marinho, o parlamentar reúne experiência técnica e jurídica para conduzir as apurações. “Elegemos por 17 a 14, derrotando a base do governo. O deputado Alfredo Gaspar é competente, preparado e terá condições de nos ajudar a enfrentar esse grave problema da malversação dos recursos da Previdência Social”, afirmou.
Segundo o senador potiguar, o objetivo da CPMI é apurar irregularidades e responsabilizar os envolvidos em esquemas que teriam lesado aposentados.
“A boa notícia é que, apesar de todo esforço do governo, vai ter CPMI. Vamos apurar as irresponsabilidades e prender os bandidos que roubaram os velhinhos da Previdência”, disse.
Marinho também ressaltou o impacto político da instalação da comissão, afirmando que “a República Sindical brasileira hoje está tremendo”.
Classificação Indicativa: Livre