Política
Logo após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus por golpe de Estado e mais quatro crimes, o Beco da Lama, localizado na Cidade Alta, em Natal, ficou em festa.
A Suprema Corte aplicou uma pena de 27 anos e três meses de prisão ao ex-mandatário.
Em contrapartida, apoiadores do ex-presidente permanecem na porta do condomínio em que ele vive, no Jardim Botânico, com bandeiras do Brasil e de Israel, além de cartazes com mensagens como “Volta, Bolsonaro”. Mais cedo, parlamentares e lideranças de direita afirmaram não haver nenhum protesto ou ato semelhante marcado.
A sentença foi formada após os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, nesta quinta-feira (11), que acompanharam Alexandre de Moraes e Flávio Dino pela condenação. Somente o ministro Luiz Fux apresentou divergência.
Exceto Fux, todos os ministros da Turma acataram integralmente a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e votaram pela condenação dos réus por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União (exceto Alexandre Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (exceto Ramagem).
O placar final foi de 4 a 1 pela condenação em um colegiado de cinco ministros.
Veja o vídeo da comemoração:
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre