Política

Vereador quer restringir migração de nordestinos para o Sul: “Vai virar um grande favelão”

O vereador afirma que sem controle, Santa Catarina pode se tornar um 'grande favelão', justificando sua proposta. - Divulgação
O vereador Mateus Batista defende projeto que limita a chegada de migrantes do Norte e Nordeste, gerando polêmica na cidade  |   BNews Natal - Divulgação O vereador afirma que sem controle, Santa Catarina pode se tornar um 'grande favelão', justificando sua proposta. - Divulgação
Dani Oliveira

por Dani Oliveira

[email protected]

Publicado em 27/08/2025, às 09h08



O vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville (SC), gerou grande repercussão ao defender um projeto de lei que pretende limitar a chegada de migrantes do Norte e do Nordeste ao município.

Em declarações públicas e nas redes sociais, o parlamentar, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), afirmou que, sem controle, “Santa Catarina vai virar um grande favelão”.

A proposta sugere que novos moradores comprovem residência em até 14 dias após a mudança. Caso contrário, ficariam impedidos de permanecer legalmente na cidade.

Vista da entrada principal da cidade de Joinville, Santa Catarina.
Vista da entrada principal da cidade de Joinville, Santa Catarina.

Para justificar a medida, Batista citou o pacto federativo e disse que o estado “paga a conta duas vezes”: contribui com impostos federais e ainda teria de lidar com o fluxo migratório de regiões que ele classificou como “mal administradas”.

Ataques ao Pará e críticas sociais

Durante sessão da Câmara Municipal, realizada em 25 de agosto, o vereador atacou diretamente o Pará, chamando o estado de “lixo” e relacionando a presença de migrantes ao aumento da demanda por serviços públicos, além do crescimento da desordem social.

Vereador Mateus Batista, do partido União Brasil.
Vereador Mateus Batista, do partido União Brasil.

“Modelo internacional” e apoio político

Segundo Mateus Batista, a iniciativa se inspira em “modelos internacionais como o da Alemanha”. A proposta já recebeu apoio do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), também ligado ao MBL.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating