Política
Publicado em 27/07/2025, às 15h18 Dani Oliveira
O governo dos Estados Unidos intensificou o tom contra a Venezuela neste domingo (27), ao acusar o presidente Nicolás Maduro de comandar uma organização criminosa ligada ao narcotráfico e ao terrorismo internacional. A declaração foi feita por Marco Rubio, chefe da diplomacia da gestão de Donald Trump, por meio de uma publicação na rede X (antigo Twitter).
Maduro NÃO é o presidente da Venezuela e seu regime NÃO é legítimo”, afirmou Rubio. “Ele é o chefe do Cartel de Los Soles, uma organização narcoterrorista que tomou posse de um país e está sendo indiciado por tráfico de drogas para os Estados Unidos”, dispara Rubio.
A declaração vem dois dias após o Departamento do Tesouro dos EUA classificar oficialmente o Cartel de Los Soles como uma organização terrorista internacional. Na ocasião, também foram anunciadas sanções econômicas contra o grupo, que, segundo Washington, é liderado por integrantes do alto escalão do governo chavista.
Ainda de acordo com os EUA, o cartel fornece apoio a outras organizações criminosas, como o Tren de Aragua, que já atua em solo americano e em diversos países da América Latina.
Classificação Indicativa: Livre