Política
Publicado em 09/05/2025, às 17h34 Redação
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para restringir os efeitos da decisão da Câmara dos Deputados que havia suspendido a tramitação da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), investigado no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (9).
Com quatro votos favoráveis, os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Luiz Fux e Flávio Dino concordaram que o Congresso Nacional não pode suspender a totalidade do processo penal, apesar de a Constituição prever a possibilidade de sustar ações contra parlamentares.
O julgamento virtual ainda aguarda o voto da ministra Cármen Lúcia.
Na prática, a decisão mantém Ramagem como réu por três crimes graves:
Tentativa de golpe de Estado; Formação de organização criminosa armada; e Tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Por outro lado, ficam suspensas as acusações de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, além da deterioração de bem tombado, conforme havia solicitado a Câmara.
Classificação Indicativa: Livre