Política
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que irá remolver imediatamente Lisa Cook, funcionária do Federal Reserve (Fed), do seu cargo, em uma grande escalada em sua batalha contra o banco central americano.
Trump afirmou que havia "motivos suficientes" para acreditar que Cook deu informações falsas sobre contratos imobiliários pessoais e citou poderes constitucionais que, segundo ele, lhe permitiram removê-la.
Em resposta, Cook afirmou que o presidente não tem autoridade para demiti-la e que ela não renunciará.
"Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 202", afirmou Cook.
A demissão de um membro da liderança do banco central pelo presidente é uma ação sem precedentes nos EUA, e ocorre em um momento em que Trump vem pressionando cada vez mais o Fed — especialmente seu presidente, Jerome Powell — pelo que ele considera uma relutância em reduzir as taxas de juros.
Cook é um dos sete membros do Conselho de Governadores do Fed e, neste cargo, integra o comitê de 12 membros responsável por definir as taxas de juros nos EUA.
Trump anunciou a decisão nas redes sociais. Em uma carta direcionada à diretora do Fed, o presidente dos EUA citou acusações relacionadas a hipotecas e afirmou não confiar na integridade de Cook.
O republicano afirmou que a medida passa a ter efeito imediato. No entanto, é a decisão é legalmente contestável.
Classificação Indicativa: Livre