Entretenimento
Quando se está sozinho, pode sentir que o desejo sexual tende a se acumular, mas isso não significa que precise ficar frustrado. O orgasmo libera substâncias que proporcionam prazer e bem-estar, ajudando a equilibrar o humor e aliviar tensões.
A boa notícia é que existem diversas alternativas para canalizar essa energia sexual de forma saudável, divertida e prazerosa.
⬇️ Confira abaixo algumas ideias:
Mesmo sem comprar nada, navegar pelas categorias pode abrir novas possibilidades para o prazer solo. De cápsulas vibratórias a brinquedos que imitam o movimento da língua humana, passando por acessórios do universo BDSM, é possível descobrir novas formas de se auto estimular.
Exercícios aeróbicos como corrida ou caminhada liberam as mesmas substâncias que o orgasmo. Em casa, a musculação ajuda a ativar a circulação e o sistema cardiovascular. Aplicativos ou vídeos guiados podem tornar a prática ainda mais eficiente e prazerosa.
Observar seu corpo pode aumentar o autoconhecimento e intensificar o prazer. Explore cada parte da vulva e experimente diferentes estímulos com os dedos ou sex toys. Um lubrificante à base de água pode tornar a experiência mais confortável e prazerosa.
Trocar mensagens sensuais ou flertar em aplicativos de relacionamento pode ser uma forma de liberar a tensão sexual sem precisar de um contato físico.
Enquanto está sozinho, você pode explorar fantasias sexuais para colocar em prática no futuro. Ouvir podcasts eróticos, ler contos picantes e assistir a séries e filmes com cenas tórridas ajuda a manter a mente ativa e criativa.
A meditação, especialmente do tipo mindfulness, ajuda a controlar a ansiedade, organizar os pensamentos e ampliar a consciência corporal, tornando a experiência de prazer mais intensa.
Atividades simples, como aprender algo novo online, cuidar de plantas, explorar referências de moda ou se aprofundar em algum interesse pessoal, ajudam a ocupar a mente e desviar a atenção do desejo acumulado.
Ao perceber cada parte do corpo com atenção plena, sem se focar apenas no orgasmo, é possível intensificar sensações e liberar dopamina, endorfina e serotonina.
Limpar e organizar o ambiente pode ajudar a aliviar tensões, trazendo sensação de controle e bem-estar. Aproveite para ouvir música, cantar e dançar enquanto realiza a tarefa.
Em doses moderadas, os jogos podem ser uma forma de extravasar energia e estimular o cérebro com adrenalina e dopamina.
Explorar texturas, aromas, cores e sabores na cozinha é uma forma criativa de canalizar a energia erótica em algo prazeroso e sensorial.
Fontes : Eduardo Perin, psiquiatra pela Unifesp e terapeuta sexual pelo Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade); Giovane Oliveira, psicólogo, sexólogo e consultor em sexualidade da startup de terapia on line Vittude; Nina Taboada, psicóloga e autora do livro "Psicologia no Cotidiano" (Ed. Contexto); e Ricardo Desidério da Silva, sexólogo e docente do Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara.
Classificação Indicativa: Livre