Política
por José Nilton Jr.
Publicado em 01/08/2025, às 15h04
Uma nova pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que a maioria da população do Brasil é a favor das restrições direcionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito de uma investigação realizada pela Polícia Federal. De acordo com a pesquisa, 55% das pessoas entrevistadas apoiam as restrições.
Por outro lado, 41% dos entrevistados são contra as medidas impostas. Somente 1% dos que participaram das entrevistas se declararam neutras. Outros 3% não souberam responder. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (1º).
Relembrando o caso
As medidas de restrição voltadas ao ex-presidente Bolsonaro foram impostas por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e cumpridas durante uma investigação realizada pela Polícia Federal no dia 18 de julho deste ano.
A ação da PF tinha como objetivo apurar crimes de obstrução de Justiça, tentativa de prejudicar a soberania brasileira e coação durante investigações.
Leia também
Entre restrições, estão o recolhimento domiciliar de Jair Bolsonaro durante à noite e aos finais de semana. Além disso, o ex-presidente também foi obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica.
Intenção de deixar o país
Ainda em relação a pesquisa, os entrevistados foram questionados sobre uma possível fuga de Bolsonaro. Para 55%, o ex-presidente pretendia fugir do Brasil.
Já 36% responderam que Jair Bolsonaro não tinha essa intenção. 10% dos entrevistados não souberam responde.
Para a realização da pesquisa, 2.004 pessoas com 16 anos ou mais foram ouvidas em 130 municípios do Brasil, nos dias 29 e 30 de julho.
Classificação Indicativa: Livre