Política
Publicado em 09/05/2025, às 14h56 Redação
Nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante reunião com o presidente Vladimir Putin que o Brasil deseja ampliar a parceria estratégica com a Rússia, com destaque para a cooperação na área de energia (especialmente em pequenas usinas nucleares). O encontro aconteceu em Moscou, capital da Rússia.
Atualmente, o fluxo comercial entre os dois países gira em torno de US$ 12,5 bilhões, com superávit expressivo para os russos.
Lula também mencionou que existe o interesse em áreas como defesa, educação, ciência e tecnologia, além do setor espacial. Como resultado da visita, os dois países assinaram atos de cooperação científica e tecnológica.
Lula está acompanhado dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Por sua vez, Putin ressaltou o papel do Brasil como um dos principais compradores de produtos alimentícios russos e afirmou que as relações bilaterais estão se desenvolvendo em alto nível.
A Rússia é um parceiro comercial importante do Brasil, fornecendo fertilizantes e óleo diesel, enquanto importa soja, carne bovina e de aves, café não torrado e tabaco.
Classificação Indicativa: Livre