Política
Publicado em 07/07/2025, às 15h20 Júnior Teixeira
Após Donald Trump sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Lula (PT) respondeu às declarações feitas por ele. Trump criticou o processo em que Bolsonaro é réu. Lula, por sua vez, afirmou que os Estados Unidos precisam se abster de interferir em assuntos internos que acontecem no Brasil.
"Esse país tem lei, tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, [Trump] que dê palpite na sua vida e não na nossa", afirmou o presidente.
Lula ainda comentou que preferia não tratar do tema, pois há "coisas mais importantes" a serem discutidas. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa realizada na Cúpula do Brics.
Entendendo o caso
O comentário de Lula surge após Donal Trump, atual presidente dos Estados Unidos, usar as redes sociais para afirmar que Bolsonaro está sendo alvo de uma "caça às bruxas". O comentário foi feito em referência à ação judicial relacionada à suposta tentativa de golpe em 2022.
leia também
Bolsonaro agradece apoio de Trump e chama processo no STF de “aberração jurídica”
Após apoio de Trump, Eduardo Bolsonaro planeja novas ações dos EUA a favor do pai
Lula ainda criticou o comportamento de Trump, classificando como “irresponsável” o uso de redes sociais por líderes mundiais para fazer ameaças ou interferências.
“Eu acho muito equivocado e irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais. Sinceramente, tem outras formas para um presidente do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países. As pessoas têm que aprender que respeito é bom. A gente gosta de dar e gosta de receber", declarou.
O presidente brasileiro concluiu sua fala reforçando a importância da soberania nacional. "É preciso que as pessoas leiam o significado da palavra soberania. Cada país é dono do seu nariz."
Com informações da CNN Brasil.
Classificação Indicativa: Livre