Política
Publicado em 07/07/2025, às 13h45 BNews Natal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu nesta segunda-feira (7) à manifestação pública de apoio feita por Donald Trump. Em nota divulgada nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu o ex-presidente dos Estados Unidos e voltou a classificar as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado como perseguição política.
“Recebi com muita alegria a nota do presidente Trump”, escreveu. Segundo ele, a relação próxima com o republicano se consolidou durante os dois anos em que ambos estiveram no poder. “Sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos”, disse.
“Aberração jurídica” e comparação com Trump
No texto, Bolsonaro definiu o processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) como “uma aberração jurídica (Lawfare)” e afirmou que se trata de uma perseguição política “já percebida por todos de bom senso”.
O ex-presidente também traçou um paralelo entre sua situação e os processos enfrentados por Trump nos Estados Unidos. “Vossa Excelência passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Exaltação à liderança de Trump
Em tom de agradecimento, Bolsonaro exaltou a figura do ex-presidente americano e disse que sua atuação é exemplo mundial. “Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência”, concluiu.
A nota foi divulgada horas depois de Trump ter chamado de “caça às bruxas” os processos contra Bolsonaro e prometido acompanhar a situação brasileira de perto.
Leia também:
Classificação Indicativa: Livre