Política
Durante uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Belém, no Pará, na última sexta-feira (3), um momento inusitado chamou a atenção. Um homem se aproximou do chefe do Executivo e mostrou a mão esquerda, onde faltava parte do dedo indicador.
Ao perceber a cena, Lula reagiu imediatamente: sorriu, fez uma brincadeira e ergueu a própria mão esquerda, na qual falta o dedo mínimo, criando um gesto de empatia e identificação com o admirador. As informações são do Roma News.
O encontro entre Lula e fã que perdeu o dedo, aconteceu durante a inspeção das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União, no bairro do Marco, em Belém.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra a descontração do homem ao perceber que compartilhava algo em comum com o presidente.
Ver essa foto no Instagram
O episódio entre Lula e fã que perdeu o dedo remete a um marco da trajetória pessoal do presidente. Quando era torneiro mecânico, em 1964, Lula sofreu um acidente de trabalho em São Paulo que resultou na perda do dedo mínimo da mão esquerda.
Segundo o próprio presidente já relatou, o episódio trouxe não apenas limitações físicas — como a dificuldade de segurar água ao lavar o rosto ou usar aliança —, mas também momentos de vergonha e constrangimento. O acidente acabou se tornando um símbolo de sua origem operária e de sua trajetória política ligada à classe trabalhadora.
Classificação Indicativa: Livre