Política

João Maia articula bloco da direita em torno de Allyson e mira 2026 no RN; entenda

Deputado João Maia - Dimmi Amora, da Agência iNFRA
Deputado João Maia acredita que Allyson Bezerra pode ser a principal opção da direita potiguar para o Governo em 2026  |   BNews Natal - Divulgação Deputado João Maia - Dimmi Amora, da Agência iNFRA

Publicado em 16/05/2025, às 15h45   Redação



O deputado federal João Maia (PP-RN) acredita que o nome do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UB), pode se consolidar como principal aposta da direita potiguar para a disputa ao Governo do Estado em 2026. A declaração foi feita após a segunda reunião da Federação União Progressista — formada por UNIÃO BRASIL e PP — realizada nesta segunda-feira (12), com a presença do ex-senador José Agripino.

Para o parlamentar, Allyson reúne fatores que o colocam em vantagem no cenário político atual. “Ele lidera todas as pesquisas com ampla margem e tem uma rejeição muito baixa. É muito difícil abrir mão de uma candidatura com esse perfil”, afirmou Maia, em entrevista ao Diário do RN.

João Maia também destacou a sintonia com Agripino e a intenção de costurar uma composição ampla entre as lideranças de direita, incluindo o senador Styvenson Valentim (PSDB), apesar da relação distante entre o parlamentar e o prefeito mossoroense. “Ainda tem muita água para rolar. É possível construir esse diálogo com Styvenson com o tempo”, disse.

Leia também:
- Robinson Faria e João Maia assinam pedido de abertura da CPMI do INSS
- Robinson Faria propõe lei para combater violência nas escolas e reforça formação de professores
- Carla Dickson assina pedido para criação da CPI para investigar sindicatos em fraude do INSS
- Carla Dickson é escolhida como madrinha da 1ª Escola Cívico-Militar de São Tomé

Apesar de reconhecer que o senador Rogério Marinho tem resistência em dividir o mesmo palanque com Allyson e a senadora Zenaide Maia, João Maia acredita que o momento é de diálogo. Segundo ele, a prioridade nacional das lideranças partidárias, como Lula e Bolsonaro, está voltada para a disputa pelo Senado.

“Não é difícil uma composição, porque a maioria do eleitorado do RN está no centro, nos municípios, nos prefeitos das cidades. É aí que está a força”, avaliou.

Questionado sobre uma possível aliança entre Allyson e a governadora Fátima Bezerra (PT), João Maia foi direto: “Acho que essa possibilidade é zero. Quer dizer… eu acho.”

Robinson Faria, Carla Dickson e a federação

Durante a reunião da União Progressista, João Maia confirmou a provável filiação do ex-governador Robinson Faria ao PP, reforçando a aliança estadual. “Ele tem mais afinidade com a gente, e Fábio [Faria] com Ciro Nogueira [presidente nacional do PP]”, afirmou.

Em relação à deputada federal Carla Dickson (UB), que estaria cogitando migrar para o PL, João Maia não confirmou sua saída, mas acredita que a parlamentar reconhece as vantagens de permanecer na federação. “Ela vê uma nominata forte. Para mim, ela não disse que vai sair. E com o tempo de TV e fundo eleitoral que temos, a federação tem todas as condições de eleger metade da bancada.”

João Maia ainda mencionou sua esposa, a prefeita Shirley Targino, como possível nome para o Senado. No entanto, ressaltou que qualquer definição majoritária será resultado de ampla articulação. “Shirley tem vida própria, não tem rejeição, circula bem. Mas tudo isso só será fechado em março do próximo ano, com o fim da janela partidária.”

Informações: Blog Carol Ribeiro

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating