Política
por José Nilton Jr.
Publicado em 08/08/2025, às 14h26
Nesta sexta-feira (8), Gabriel Escobar, que é encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, foi chamado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para esclarecer declaraçãoes feitas pelo governo dos EUA consideradas ameaçadoras e que tem o objetivo de interferir em assuntos internos brasileiros.
Flavio Celio Goldman, embaixador e secretário interino para a Europa e América do Norte do Itamaraty, foi o responsável por conduzir a reunião desta sexta. Durante o momento, o governo do Brasil se demonstrou descontente com recentes manifestações feitas por autoridades do país norte-americano.
Leia também
Foram citadas as manifestações feitas pelo Departamento de Estados e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Essa última fez ataques diretos a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Postagens feitas nas redes sociais
As postagens fazem duras críticas às deciões do Supremo e, também, ao ministro Alexandre de Moraes. Elas falam, principalmente, sobre as investigações que têm como principal envolvido o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
A publicação mais recente, publicada no X na última quinta-feira (7), a Embaixada realizou a tradução de uma declaração que falava sobre os "aliados de Alexandre de Moraes" e fazia um alerta para que eles não apoiassem as ações do ministro, que foram classificadas como "perseguição".
De acordo com o Itamaraty, essas falam podem interferir de maneira indevida em assuntos internos brasileiros.
Classificação Indicativa: Livre