Política
por Gabi Fernandes
Publicado em 23/08/2025, às 12h55
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou na sexta-feira (22) da conferência de encerramento da 24ª edição do Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro. A palestra teve como tema “O Brasil de hoje e o Brasil do amanhã” e contou com o patrocínio do escritório Warde Advogados, comandado por Walfrido Warde.
O mesmo escritório representa o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em uma ação no STF relacionada aos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, caso que tramita sob relatoria do ministro Flávio Dino. Na última segunda-feira (18), Dino emitiu um despacho reafirmando que leis e decisões estrangeiras não têm validade automática no Brasil, em meio à tensão diplomática provocada pelas sanções dos Estados Unidos ao ministro Moraes por meio da Lei Magnitsky.
Embora não tenha citado diretamente Moraes, o despacho foi interpretado nos bastidores como uma reação indireta ao episódio. No site oficial do evento, cada palestra aparece vinculada aos patrocinadores. No caso da participação de Moraes, o nome do Warde Advogados está associado diretamente à conferência. Também presente no evento, o ministro André Mendonça fez a palestra de abertura, com patrocínio do escritório Pinheiro & Mendes Advogados.
Sobre o evento - Lide
A 24ª edição do Fórum Empresarial Lide foi realizada na sexta-feira (22), no Hotel Fairmont, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A plenária reuniu ministros do Supremo Tribunal Federal, mais de 10 governadores, congressistas de destaque e lideranças empresariais de diversos segmentos da economia para discutir os principais desafios e oportunidades do país
Classificação Indicativa: Livre