Política
Publicado em 16/05/2025, às 19h29 Redação
A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal Samanda Alves anunciaram nesta sexta-feira (16) que vão disputar juntas a presidência do diretório do PT no Rio Grande do Norte. A chapa delas tem como slogan: “Por um PT de coragem e esperança do interior à capital”.
Essa é a segunda candidatura ao comando do PT estadual anunciada só nesta semana. Na quarta-feira (14), a deputada estadual Divaneide Basílio também colocou seu nome na disputa.
Samanda faz parte da corrente interna do partido chamada Avante, mesma da governadora Fátima Bezerra e do deputado estadual Francisco do PT. Já Isolda é da corrente Democracia Socialista, junto com a vereadora Brisa Bracchi (de Natal) e Plúvia Oliveira (de Mossoró).
A eleição interna do PT, chamada de Processo de Eleição Direta (PED), será no dia 6 de julho de 2025, com votação secreta das 9h às 17h. Todos os filiados ao partido até 28 de fevereiro de 2025 podem votar e também se candidatar.
Samanda é filiada ao PT desde 2003 e hoje é vice-presidente do diretório de Natal. Em 2022, ela disputou sua primeira eleição e foi votada em todos os municípios do estado, ficando como 1ª suplente de deputada federal pelo partido.
Isolda entrou no PT aos 16 anos. Foi a mulher mais votada da história da Assembleia Legislativa do RN, com 57.046 votos. Nos últimos seis anos, liderou o diretório do PT em Mossoró e também foi candidata a prefeita da cidade – algo que não acontecia há 16 anos pelo partido.
Isolda falou sobre sua motivação:
“O PT é feito por gente que tem coragem e esperança de mudar o mundo com a luta do povo. Foi assim que eu me formei na política. Nosso mandato sempre esteve ao lado dos diretórios municipais, porque é lá que estão os militantes que fazem a estrela do PT brilhar. E é esse brilho que queremos espalhar por todo o RN.”
Samanda também explicou por que entrou na disputa:
“Defender o PT exige coragem, ousadia e compromisso. Precisamos de uma direção preparada para os desafios do nosso tempo, que ajude na reeleição do presidente Lula, na eleição de Cadu Xavier, no crescimento das nossas bancadas e no fortalecimento do PT em cada cidade do estado.”
Classificação Indicativa: Livre