Política

China isenta brasileiros de visto para visitas de até 30 dias; veja dicas para solicitar

Além do Brasil, argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios também se beneficiam da nova política de isenção de visto. - Divulgação
A medida, válida até 31 de maio de 2026, foi anunciada pelo governo chinês e inclui outros países da América Latina  |   BNews Natal - Divulgação Além do Brasil, argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios também se beneficiam da nova política de isenção de visto. - Divulgação

Publicado em 15/05/2025, às 08h23   Dani Oliveira



A partir de 1º de junho, os brasileiros que viajarem à China para turismo, negócios, visita a parentes e amigos, visitas de intercâmbio ou trânsito poderão permanecer no país por até 30 dias, sem necessidade de visto. A medida vale também para argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios.

Foi o que anunciou nesta quinta (15) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, durante entrevista coletiva. Em princípio, a isenção de visto será válida até 31 de maio de 2026, em caráter experimental. Depois disso, Pequim decidirá se prolonga a política.

Na terça-feira, na abertura do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe), ao lado de Lula e outros chefes de Estado, o líder chinês, Xi Jinping, havia anunciado a medida para cinco países da região, sem dizer quais.

Não foi detalhada a razão de terem sido selecionados esses cinco países. Também estavam presentes na cerimônia com Xi os presidentes Gabriel Boric, do Chile, e Gustavo Petro, da Colômbia, que não entrou na lista. O argentino Javier Milei, que chegou a anunciar que viria ao fórum, enviou um representante.

1. Cidadãos brasileiros necessitam de visto para entrar em Hongkong e Macau?

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar na Região Administrativa Especial deHong Kong e Macau, se a permanência for inferior a 90 dias.

2. Cidadãos brasileiros com passaporte diplomático e de serviço precisam de visto para entrar na China?

Conforme "Acordo Sobre Isenção de Vistos para Portadores de Passaportes Diplomático, Oficial e de Serviço entre China e Brasil",cidadãos Brasileiros com passaporte diplomático e de serviço gozam de isenção de visto para entrar na China com permanência de até 30 dias.

3. Qual é o prazo normal do processo do visto?

O prazo normal para liberar o visto é de 4 dias úteis, salvo os casos de urgência.

4. Como pagar a taxa consular?

Para efetuar o pagamento, deverá ser feito um depósito na conta da Embaixada no  Banco do Brasil, AGENCIA: 1606-3, CONTA: 85.858-7 apenas em dinheiro e só direto na caixa. A Embaixada não aceita outras maneiras de pagamento tais como cheque, cartão de crédito ou transferência de pagamento na caixa electrônica, etc. É necessário apresentar o comprovante de depósito e protocolo para retirar o documento. A conta do Banco do Brasil de número 85.858-7 é somente para depósito de pessoas cujas solicitações de documentos consulares deverão ser feitas na Embaixada em Brasília. Para os solicitantes cuja jurisdição pertence aos consulados em São Paulo e Rio de Janeiro, favor não depositar na conta desta Embaixada.


Saiba mais sobre o processo de solicitação de visto para a China


I. Processo de Solicitação:

1- Solicite os vistos e anexe os documentos segundo a jurisdição consular, para mais detalhes acesse:

http://br.china-embassy.gov.cn/por/lqfw/Lqfw6/201502/t20150217_4348827.htm(em português).

2- Acesse a página de preenchimento do formulário on-line: https://cova.mfa.gov.cn, preencha o formulário de solicitação, baixe e imprima a página de confirmação e formulário (8 páginas) e assine na página de confirmação e no oitavo capítulo do formulário.

3- Para mais informações detalhadas dos documentos acesse:

http://br.china-embassy.gov.cn/por/lqfw/lqfw2/201310/t20131025_4348829.htm (em português). 

4- Serão requisitos obrigatórios a coleta das impressões digitais e reconhecimento facial através de foto tirada no local.

II. Os solicitantes devem fazer coleta das impressões digitais e imagem facial na Embaixada ou Consulados-Gerais, com exceção das seguintes pessoas:

a) Pessoas menores de 14 anos ou maiores de 70 anos;

b) Portadores de passaportes diplomáticos ou solicitantes elegíveis aos vistos diplomáticos, de serviço e de cortesia;

c) Pessoas que solicitaram vistos na Embaixada e Consulados-Gerais da China no Brasil, guardando as impressões digitais, com o mesmo passaporte no prazo de 5 anos;

d) Pessoas com todos os dez dedos incompletos ou dez impressões digitais sem possibilidade de coleta.

III. Pessoas sem necessidade de solicitação de vistos:

Pessoas abrangidas pelos acordos bilaterais de isenção de visto, portadores de Permissão de Residência Permanente chinesa válida, bem como portadores de todos os tipos de Permissão de Residência válidas, portadores de cartões de viagens de negócios da APEC (não incluindo cartões virtuais), e passageiros em trânsito sem vistos dentro de 24 horas não precisam solicitar visto.

OBS: Para situações aplicáveis sobre trânsito sem vistos dentro de 72 e 144 horas, consulte às autoridades de inspeção fronteiras no local de entrada.

IV. Horário de atendimento e Contatos:

1- Horário de atendimento: da segunda à sexta, 9h30-12h00 (Coleta dos documentos), 15h30-17h (Emissão dos documentos), exceto feriados oficiais.

2- E-mail de consulta: [email protected] (prioridade de consulta pelo e-mail.)

3- Número de telefone: (55)61-21958271(em português).

4- Horário de consulta: da segunda à sexta, 9h30-12h e 15h30-17h, exceto feriados oficiais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating