Política
A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que a parlamentar não se opõe a cumprir pena no Brasil.
O advogado destacou que Zambelli deseja ser julgada por pessoas imparciais e não pretende cumprir pena enquanto o atual governo estiver no comando. “Ela foge, hoje, realmente das penas exorbitantes e ideológicas do Supremo Tribunal Federal”, explicou.
A deputada foi presa no dia 29 de julho, na Itália, conforme informado pelo Ministério da Justiça do Brasil, após autoridades italianas confirmarem sua localização. Zambelli já foi condenada a 10 anos em um caso relacionado à invasão do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e atualmente enfrenta novo julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
A defesa considera excessiva a possível nova pena no caso da perseguição armada antes das eleições de 2022, que pode ultrapassar cinco anos de prisão. O advogado também ressaltou problemas de saúde da parlamentar, que passou mal durante audiência realizada no dia 13.
“A questão de saúde é prioridade. A deputada tem diversos problemas médicos, incluindo problemas cardíacos e histórico de tumor cerebral. São condições que não são compatíveis com a carceragem”, afirmou Fabio Pagnozzi.
Zambelli conseguiu autorização da Justiça italiana para realizar uma perícia médica independente, que ocorrerá paralelamente à avaliação de um perito oficial do Estado. O objetivo é fortalecer o pedido de prisão domiciliar.
Classificação Indicativa: Livre