Política
Publicado em 20/05/2025, às 12h28 Redação
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (20) — pela segunda vez — a concessão do título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A homenagem foi aprovada por 19 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção, em projeto de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL).
Como se trata de um decreto legislativo, a medida não precisa ser sancionada pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e segue agora para publicação no Diário Oficial do Município.
Cerimônia está prevista para 12 de junho
A entrega do título está prevista para o dia 12 de junho, durante visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Norte. Segundo o autor da proposta, Subtenente Eliabe, a cerimônia será realizada em frente à Assembleia Legislativa.
Essa é a segunda vez que a Câmara aprova a homenagem. A primeira ocorreu em 10 de abril, mas a entrega foi cancelada no dia seguinte após Bolsonaro sentir-se mal e interromper sua agenda no estado. Além disso, a vereadora Samanda Alves (PT) entrou com ação na Justiça alegando ilegalidades na tramitação, entre elas a negação de um pedido de vistas, previsto no regimento da Casa. A Justiça acatou a argumentação e suspendeu o decreto.
Na nova tramitação, o projeto passou pela Comissão de Educação, sendo aprovado na segunda-feira (19) com voto contrário de Samanda, e seguiu para o plenário nesta terça-feira.
Veja como votaram os vereadores
Votos favoráveis (19): Aldo Clemente (PSDB), Anne Lagartixa (Solidariedade), Camila Araújo (União), Chagas Catarino (União), Cleiton da Policlínica (PSDB), Daniel Rendall (Republicanos), Daniel Santiago (PP), Matheus Faustino (União), Irapoã Nóbrega (Republicanos), João Batista Torres (DC), Kleber Fernandes (Republicanos), Fúlvio Saulo (Solidariedade), Leo Souza (Republicanos), Luciano Nascimento (PSD), Preto Aquino (Podemos), Robson Carvalho (União), Tércio Tinoco (União), Subtenente Eliabe (PL) e Tony Henrique (PL).
Votos contrários (5): Brisa Bracchi (PT), Daniel Valença (PT), Pedro Henrique (PP), Samanda Alves (PT) e Thabatta Pimenta (Psol).
Abstenção (1): Cláudio Custódio (PP)
Ausentes (4): Eribaldo Medeiros (Rede), Eriko Jácome (PP), Herberth Sena (PV) e Tárcio de Eudiane (União)
Classificação Indicativa: Livre