Polícia

Paraquedista morre após colisão em queda livre

Thomas Storino Britis, de 44 anos, morreu após colisão com outro atleta durante salto em Boituva, SP. - Reprodução
Apesar de os paraquedas terem aberto normalmente, Thomas foi atingido e não conseguiu controlar seu equipamento  |   BNews Natal - Divulgação Thomas Storino Britis, de 44 anos, morreu após colisão com outro atleta durante salto em Boituva, SP. - Reprodução

por Aryela Souza

Publicado em 03/08/2025, às 14h59



Uma tragédia aconteceu em Boituva, interior de São Paulo, na manhã do último sábado (2). O paraquedista Thomas Storino Britis, de 44 anos, morreu ao colidir com outro atleta em queda livre durante a prática do esporte. 

De acordo com informações da Polícia Civil, apesar da batida, os dois paraquedas abriram normalmente. O joelho do outro paraquedista atingiu a cabeça de Thomas, que pousou distante da área e sem comando do equipamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer ambos. 

Thomas foi levado para o Hospital São Luís, onde teve sua morte confirmada. O segundo atleta foi transferido para São Paulo (SP), mas não há informações sobre seu paradeiro. A perícia foi iniciada ainda no local e os oficiais pediram exames ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como lesão corporal e morte suspeita. 

O acidente 

De acordo com a Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), o embate ocorreu durante a separação de um salto “Desloc”, movimento horizontal controlado durante a queda livre, permitindo ao paraquedista avançar no ar em uma direção específica, além da queda vertical. Essa modalidade exige técnica apurada e controle corporal.

A CBPq colocou à disposição um perito técnico para elaborar o relatório do acidente e auxiliar nos procedimentos necessários. 

A Prefeitura de Boituva ressaltou que os equipamentos de ambos os atletas estavam funcionando normalmente no momento do ocorrido e afirmou seguir rigorosamente as normas nacionais e internacionais para a prática do paraquedismo. 

Análises detalhadas das condições do salto, dos equipamentos e dos fatores meteorológicos também estão sob investigação,” explicou. 

A vítima

Thomas era Diretor Executivo e sócio proprietário da Voluy Telecom, uma empresa de telecomunicações de Pouso Alegre, além de ser considerado um paraquedista experiente. Em nota divulgada nos stories do Instagram, a companhia lamentou o ocorrido. 

Sua energia, seu comprometimento e sua paixão pela inovação deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Neste momento de luto, nos unimos em solidariedade à sua família, amigos e a todos que compartilham dessa grande perda", escreveu.

Foram apreendidos dois paraquedas e um capacete. As investigações continuam para descobrir a causa do acidente fatal. 

O velório está previsto para acontecer neste domingo (3), no município de Pouso Alegre, em Minas Gerais, e o sepultamento será realizado no mesmo dia, no Cemitério Jardim do Céu. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating