Cidades
Em resposta à aprovação da PEC da Blindagem e ao avanço da proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, Natal recebe um ato unificado neste domingo (21).
A mobilização terá início às 9h, com concentração em frente à Ferreira Costa, na zona Sul da cidade.
A manifestação faz parte de uma convocação nacional que uniu movimentos sociais, artistas, partidos políticos, centrais sindicais e parlamentares de esquerda em, no mínimo, 16 capitais do país.
O principal objetivo, segundo os organizadores, é pressionar o Senado a rejeitar a PEC da Blindagem e impedir que a anistia seja aprovada em plenário.
A chamada PEC da Blindagem, aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, ainda depende da aprovação do Senado para entrar em vigor. A proposta restringe a atuação do Supremo Tribunal Federal em processos envolvendo deputados e senadores, além de ampliar o foro privilegiado para presidentes de partidos políticos.
Paralelamente, a proposta de anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro teve sua tramitação acelerada após a aprovação de um requerimento de urgência. Relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o projeto pode ser votado a qualquer momento.
Segundo o parlamentar, o texto não concede anistia ampla, mas prevê a redução de penas para alguns dos condenados.
Além de Natal, estão confirmadas manifestações em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Classificação Indicativa: Livre